NO COLO DE MASSA

O mundo dá voltas. Clichê barato e surrado. Mas não poderia iniciar meu comentário sobre o GP da Bélgica sem essa frase. No caso da Fórmula 1 as voltas fazem parte do mundo. Na Hungria são 70. Massa fez uma corrida magistral, com uma largada excelente e faltando três voltas seu motor estourou! A vitória caiu nas maõs de Heikki Kovalainen, e o brasileiro teve sua posição no mundial de pilotos muito prejudicada.

Mas o mundo da F-1 dá voltas. Hoje, na Bélgica, foram 44. Do total, 42 sob a expectativa de chuva, mas com pista seca. O pole Hamilton perdeu a liderança para o quarto no grid Haikkonen logo na primeira volta. Massa caiu para terceiro, após largar em segundo.
A corrida seguiu sem surpresas até a 42ª volta, quando começou a chover e tudo mudou.
Hamilton e Haikkonen travaram uma disputa que há muito não se via.

Eu vibrava e torcia para que batessem, para que Massa herdasse a primeira posição. Eles tocaram, e voltaram, e Hamilton passou, Kimi voltou, tocou, e voltou e o inglês passou! Curvas depois Kimi rodou e bateu sozinho, graças à pista molhada. Hamilton e Massa então foram conservadores e o jovem da Mclaren venceu a prova. Para Massa já era lucro, Kimi assim deve passar a "trabalhar" para o brasileiro. Mas noticias melhores estavam por vir...

A Ferrari entrou com pedido de investigação na FIA contra a manobra de Hamilto na disputa pela primeira posição com Haikkonen. A FIA entendeu então que o inglês ‘cortou’ uma curva, sendo obrigado a devolver a posição ao piloto da Ferrari. Ele devolveu, mas já armando um bote para ultrapassá-lo na outra curva e puniu Hamilton com a perda de 25 segundos com relação ao tempo final da prova. Assim, Massa conquistou a vitória, Heidfeld, da BMW o segundo posto e Hamilton caiu para o terceiro lugar.

A Mclaren apelou. A decisão pode ser alterada, mas não hoje. Assim, o vencedor da corrida, duas horas após seu término, foi o brasileiro Felipe Massa. O mesmo que perdeu o primeiro posto na Hungria há três voltas do fim, agora ganhou corrida pelas voltas chuvosas. Duas voltas chuvosas...

É, o mundo da F-1 dá voltas demais...

FOTO: TERRA

0 comentários: