Entrevistando... Marcello Lima

Marcello Lima, repórter da Rádio Jovem Pan AM, setorista do São Paulo FC desde 2002. Antes, foi setorista do Palmeiras por cinco anos. Cubriu as conquistas da Libertadores dos dois rivais, dos dois vizinhos. Lima também tem um blog, que ganha os cliques graças à sua credibilidade conquista na profissão.


Neste ano, sofreu com problemas de saúde, mas deu a volta por cima nesta última terça-feira quando recebeu a premiação como melhor repórter de rádio no Troféu Ford-Aceesp.

Confira abaixo, entrevista exclusiva concedida por e-mail pelo repórter ao "Jornaleiros da Web":

- Parabéns pelo prêmio, como você se sente e qual a importância do Troféu Aceesp na carreira de um jornalista como você?

Marcello Lima – Me sinto muito feliz com a conquista do prêmio, para mim foi muito importante pelo ano difícil por que passei. Acho que esta conquista premia não só este ano, mas todos os 15 anos que estou batalhando na Jovem Pan. O troféu Ford-Aceesp é o principal prêmio do jornalismo esportivo Paulista, logo tem um grande peso no mercado.

- Qual o segredo para alcançar a credibilidade junto ao público?

ML – Trabalhar sempre com afinco e honestidade e claro, ter boas fontes, para informar o ouvinte, leitor ou telespectador de forma correta e precisa. Só se cria credibilidade com o publico com um trabalho sério e de longo prazo. Nunca especule, ou chute sobre alguma informação, só diga o que tem certeza e depois de checar pelo menos com duas fontes diferentes a noticia.

- Marcello, você trabalha há muito tempo no rádio, já pensou ou teve propostas para trabalhar na televisão?

ML – Já participei de diversos debates como convidado, mas nunca surgiu uma proposta concreta para trabalhar na TV.

- Todo jornalista tem um "pai" dentro da profissão. Quais foram os principais jornalistas que te ajudaram na sua formação profissional?

ML - O meu ídolo no jornalismo esportivo é João Saldanha(conhecido como João sem medo), que faleceu trabalhando para a rede Manchete durante a Copa de 90 na Itália. Milton Neves, Wanderley Nogueira, Luis Carlos Quartarollo, Luciano Facciolli, Flavio Prado, são alguns dos profissionais que me espelhei de alguma forma e que me ajudaram durante a carreira.

- Qual a importância atual de um do blog na vida do jornalista? A proximidade com o público no blog ajuda de alguma forma seu trabalho na Jovem Pan?

ML – É relativa à importância de um blog na vida de um jornalista. Há os que escrevam apenas para aliviar o stress, há os que usam o blog como trabalho, como sustento, e os que gostam de ter um contato mais direto e dinâmico com seu publico. Encaixo-me na terceira opção, criei meu blog para interagir com o leitor, ter um contato maior. O meu blog por ser independente, não é ligado a Jovem Pan, pouco ajuda no meu trabalho por lá, aliás, a maioria dos 15 mil visitantes diários que tenho, não são ouvintes da rádio, são leitores que conquistei com o conteúdo do blog, o que me deixa muito feliz. Não quero ter nenhuma ligação entre o blog e a rádio.

- Falando de futebol, o que você está achando da reta final do Brasileirão? Quem é seu favorito ao título?

ML – Estou achando sensacional a reta final do Brasileirão!Sou fã do sistema de pontos corridos, e esta emoção, esta tensão dos jogos, acaba com a principal tese dos defensores do mata-mata. Estamos vivenciando várias finais em cada rodada!

Se o São Paulo não bobear mais, deve levar o tetra campeonato, o que seria um feito praticamente inigualável no futebol Brasileiro.

- E quem será rebaixado ao lado de Sport, Náutico e Santo André?

ML- Acho que Botafogo ou Fluminense, um dos dois deve fazer companhia aos três que já se foram. Torço para que o Fluminense de meu amigo Cuca, até pela arrancada sensacional que vem dando consiga permanecer na série A.

- Como setorista do São Paulo, a equipe já tem novidades de contratações para 2010 nos bastidores do Morumbi?

ML – A diretoria ainda guarda a 7 chaves os reforços que virão, mas pelo menos 2 nomes já vazaram: Marcelinho Paraíba e Fernandinho. Alex Silva e Breno são alvos do clube, um atacante de área também pode ser contratado. A diretoria aposta muito nos garotos da base que já treinam no time de cima, como Oscar, Henrique, Wellington e Diogo.

- Deixe um recado, um ensino, para os jornalistas esportivos que estão em começo de carreira, como eu, para vencer na profissão e quem sabe chegar ao prêmio de melhor repórter da Aceesp.

ML – No jornalismo Esportivo não há muito segredo. É preciso ralar muito, tentar fazer o maior numero possível de contatos dentro da aérea esportiva (ser bem relacionado é muito importante na carreira).

Procure sempre ter fontes confiáveis e checar bem uma informação antes de publica - lá. Lembre-se, a credibilidade é o cartão de visitas de um bom jornalista, um profissional que não tem a confiança o reconhecimento e o respeito do publico, esta fadado ao ostracismo.

Para encerrar, não se esqueça de riscar da agenda os finais de semana e feriados, eles já não te pertencem mais!

Um abraço a todos!

Marcello Lima.

IMAGEM: "ROUBADA" DO BLOGDOMARCELLOLIMA

0 comentários: