No Brasil o principal ponto do transporte marítimo é o 'Porto de Santos'. A capital de um dos estados mais importantes da federação é denominada Porto Alegre. Uma das mais belas cidades praianas chamasse Porto Seguro, e foi por lá que os portugueses pisaram pela primeira vez no Brasil. E estes mesmos portugueses há anos deixaram de mandar no Brasil, que por ventura tornou-se o país do futebol.
Hoje tudo se mistura. Brasil, futebol, Portugal. E Porto. Alegre ficaram os que amam futebol, seguros estão os portenses que por hora viram Cani abrir o placar no estádio do Dragão e fazer com que os santos fossem invocados para tal reviravolta.
Quando deixei a redação do jornal em que trabalho sabia que Nilmar havia feito bela jogada para o primeiro gol do submarino amarelo e nunca imaginava que ele seria afundado tão abruptamente. Á noite, quando abri a internet, me assustei com o vôo de um Falcao. Isso, sem tio, tia ou avô. Ele é órfão de acento, mas deixa qualquer um sentado quando o assunto é bola na rede. E isso não é de hoje, não é mesmo River Plate?!
Falcao Garcia, colombiano que estourou para o futebol na Argentina, fez quatro dos cinco gols do Porto na primeira partida das semifinais da Liga Europa, antiga Copa da UEFA, e colocou seu time de forma segura e alegre muito próxima da grande final. Guarín fez o outro tento, que virou o jogo para 2x1, e não pode passar em branco nesta história.
E para ajudar, os santos, aqueles todos, ainda devem ter se unido aos deuses da bola para colocar no caminho de Falcao, a águia lisboeta, o grande rival Benfica, que venceu o também português Braga por 2x1, e também deu belo passo para a classificação. Em um duelo de Jesus x Paciência no banco de reservas, (Sim, Jorge Jesus é o técnico do Benfica e Domingos Paciência do Braga) os brasileiros até que tentaram roubar a festa. Jardel abriu o placar para os benfiquenses e Vandinho empatou para o time de Braga. Mas foi o paraguaio Cardozo quem decidiu o jogo, fazendo 2x1 para o time da capital.
0 comentários:
Postar um comentário