A Fórmula-1 está a cada ano mais pragmática, redundante e repetitiva tal qual essa frase.
No portugûes claro: A categoria está chata demais!
Mas ao menos no ínicio desse ano a mesmice deu lugar à surpresa.
A Brawn GP, ex-Honda, está detonando, e parece milhas à frente das rivais.
Criada pelo ex-ferrarista, Ross Brawn para dar lugar à falida Honda, a escuderia manteve os experientes pilotos de 2008, Jenson Button e Rubens Barrichello, vôou nos testes em Jerez de La Frontera, arrebentou nos treinos, fez dobradinha na primeira fila...
Com tanta expectativa fiquei semi-acordado na madrugada de sábado para domingo para ver o mito na pista.
Nos momentos em que não cochilava (um pouco culpa de partes monótonas da corrida e um pouco culpa da canseira mesmo) eu vi Rubens largar mal, Massa largar bem e Button dominando la carrera.
Quando acordei pela última vez, Massa já havia abandonado, o atual campeão, Hamilton estava entre os primeiros e vi Vettel e Kubica se tocarem e dar o segundo lugar para Barrichello para fazer a primeira dobradinha de uma equipe estreante após 45 anos de Fórmula-1.
Que a surpresa não seja fogo de palha e incendeie a carente F-1.
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Matéria de Luiz Fernando Ramos, correspondente do Diário Lance! sobre os segredos da brawn GP:
Fogo de palha? Jogo para torcida? Carro para inglês ver? Ou simplesmente o Fórmula 1 mais completo projetado para a temporada deste ano? Para saber qual o verdadeiro estágio do BGP 001, o carro da equipe do brasileiro Rubens Barrichello que assombrou a concorrência nos últimos testes da pré-temporada, é preciso olhar um pouco além da folha de tempos.
Uma análise detalhada das características do modelo mostra que, no fundo, a ótima performance do carro é fruto apenas da melhor leitura feita em cima do novo regulamento técnico da Fórmula 1.
E que, como o próprio Barrichello se cansou de afirmar nas últimas semanas, os tempos obtidos foram totalmente no perímetro das regras. O carro é bom mesmo.
O segredo do sucesso está nos detalhes. Nas extremidades da asa dianteira existem dois pequenos elementos que guiam o fluxo de ar de forma eficiente em torno dos pneus. Isto garante uma ótima estabilidade na parte da frente do carro, algo fundamental diante da limitação aerodinâmica estipulada pelas novas regras.
A suspensão dianteira do BGP 001 também é diferente: o braço que comanda o esterçar das rodas fica na parte inferior, o que abaixa o centro de gravidade na região e força menos os pneus. Nos carros dos adversários, este braço fica na parte de cima do triângulo da suspensão.
A opção em trabalhar com osmotores Mercedes-Benz também se mostrou muito acertada. Os propulsores alemães se destacam não só pela potência, mas também pelo ótimo torque. Seja em aceleração ou na velocidade final de reta, a diferença para os motores da Honda, ponto mais fraco da antiga escuderia nas últimas temporadas, é brutal.
– Os motores da Mercedes-Benz vieram para somar – disse Barrichello ao LANCE! na última semana.
Completando a receita está o difusor do carro, a peça que gerou algumas reclamações dos adversários e que garante uma ótima estabilidade na parte de trás do carro. Enquanto a maioria das equipes sofre com o desgaste dos pneus traseiros, os pilotos da Brawn GP conseguem fazer longas sequências de voltas sem o menor problema – e marcam os melhores tempos no final dela.
Classificação final do GP da Austrália:
1. Jenson Button (GBR) Brawn GP - 58 voltas
2. Rubens Barrichello (BRA) Brawn GP - a 0s8
3. Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 1s6
4. Lewis Hamilton (GBR) McLaren - a 2s9
5. Timo Glock (ALE) Toyota - a 4s4
6. Fernando Alonso (ESP) Renault - a 4s8
7. Nico Rosberg (ALE) Williams - a 5s7
8. Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso - a 6s
9. Sebastian Bourdais (FRA) Toro Rosso - a 6s2
10. Adrian Sutil (ALE) Force India - a 6s3
11. Nick Heidfeld (ALE) BMW - a 7s
12. Giancarlo Fisichella (ITA) Force Indian - a 7s3
13. Mark Webber (AUS) Red Bull - a 1 volta
14. Sebastien Vettel (ALE) Red Bull - a 2 voltas
16. Robert Kubica (POL) BMW - a 3 voltas
13. Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 3 voltas (problema mecânico)
17. Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 13 voltas (problema mecânico)
18. Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a 34 voltas (escapada)
19. Kazuki Nakajima (JAP) Williams - a 41 votas (batida)
20. Heikki Kovalainen (FIN) McLaren - a 58 voltas (suspensão)
FOTO: TERRA
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